As Abelhas    O seu Fórum de Apicultura

www.as-abelhas.com
 FAQ •  Pesquisar • Utilizadores •  Registar •  Entrar 
PATROCINADORES
Data/Hora: Quinta Set 21, 2017 7:33 am

Os Horários são TMG - 1 Hora

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 67 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Mel cristalizado nos favos MUDADO " DEGOSTAÇÃO DE MEL"
UNREAD_POSTEnviado: Sexta Set 25, 2009 5:32 pm 

Registado: Terça Set 22, 2009 9:43 am
Obrigado. Contudo, muito do que foi dito é simples opinião. Servimo-nos de uns estudos aqui, conclusões, ali, observação além, e escutar muito o que os outros dizem... Sou de opinião que a ouvir é que se aprende e tenho ouvido muitas coisas que me fazem todo o sentido e depois a ciencia ajuda a confirma-las.
Ainda não tive oportunidade de ver todo o forum, mas parece-me que ensina muita coisa a quem quer aprender. Deverão os participantes continuar a trocar ideias e experiencias. Estes locais são optimos para isso.
Ana

Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem: Re: Mel cristalizado nos favos MUDADO " DEGUSTAÇÃO DE MEL"
UNREAD_POSTEnviado: Quinta Out 15, 2009 4:56 pm 

Registado: Quinta Jun 05, 2008 10:47 pm
dentro do que já foi dito:
POR QUE O MEL CRISTALIZA?

(Anna, dixit)

Eu diria antes, PORQUE É QUE O MEL NÃO CRISTALIZA?

Quando olhamos o mel exposto nas prateleiras dos supermercados, sempre líquido, transparente, às vezes até babado, perguntamo-nos, porque é que não cristaliza? Pegamos um frasco e lemos: proveniente de países de fora da UE, isto é, da China (terminada a quarentena por mel adulterado), da Austtrália, da Argentina, do Chile, ... e estranhamos! Como é que o mel importado destes países, normalmente embalado na origem em bidões padrão de 300 LT, atravessando continentes e oceanos, suportando elevadas variações de temperatura, sujeito a abruptas movimentações, chega ao país de destino? Chega cristalizado, duro de cortar à faca.
E nas prateleiras das grandes superfícies encontramo-lo líquido, transparente, fluido. Como é que foi enfrascado, e em embalagens de gotejo, de gota a gota? Foi fervido. E fervido a elevadas temperaturas, para não voltar a cristalizar.
O mel é líquido quando se extrai dos favos, mas com o tempo cristaliza.
A cristalização consiste na formação de cristais de açúcar no mel. A consistência destes cristais dependerá do tipo de mel e da sua maturação na altura da cresta. O mel colhido verde cristaliza em cristais grossos, irregulares, imperfeitos. O mel colhido maduro cristaliza em cristais finos, homogéneos, perfeitos.
Os factores que influem na cristalização são:
- Açúcares do mel (relação entre os conteúdos de glucose, frutose e água);
- Temperatura de armazenamento;
- Factores externos (como partículas de terra, pó, que no processo de extracção podem ter sido incorporados no mel).
O fenómeno da cristalização não deve ser considerado como defeito, pois de forma natural afecta, com o tempo, todos os meis, excepto os meis de salva, acácia e abeto, que não cristalizam.
Se pretendermos tornar líquido um mel cristalizado podemos aquecê-lo levemente até 35º 40º C , e não mais do que isso, porque acima deste valor o mel perde a sua actividade enzimática, diminui a sua acção antibiótica (inibina), perde o sabor e o aroma devido à destruição dos seus compostos voláteis, e além disso, provoca um aumento de HMF (hidroximetilfurfural).
Os índices HMF e AD (actividade diastásica) servem para reconhecer os meis velhos ou aquecidos. Não devem ultrapassar níveis superiores a 40 mg/kg para o HMF, e menos de oito na escala de Gothe para a AD.

UNREAD_POSTEnviado: Quinta Out 15, 2009 5:34 pm 

Registado: Domingo Dez 14, 2008 3:38 pm
Boas...
Já agora...por exemplo, o mel de castanheiro muito dificilmente criataliza pq tem um "excesso" de frutos em relação à glucose...
Boa semana,
MM

UNREAD_POSTEnviado: Quinta Out 15, 2009 9:02 pm 

Registado: Quinta Jun 05, 2008 10:47 pm
Boa noite,

Creio que o Miguel Maia queria dizer "excesso" de frutose, para que todos percebam, e é exactamente isso.
Outro exemplo: o mel de rosmaninho, em certas épocas também tem, proporcionalmente, mais frutose do que glucose, e quando isso acontece, a cristalização é mais lenta, e por vezes só cristaliza quando ocorrem outros factores de cristalização em simultâneo.
Quando a proporção frutose/glucose é igual ou superior a 1, a cristalização é mais demorada, quando essa relação é inferior a 1, a cristalização é mais rápida (isto grosso modo, porque como se disse há outros factores). O mel de ericas (urzes) normalmente tem mais glucose, e cristaliza rapidamente.

Cptos,
jsp

UNREAD_POSTEnviado: Sexta Mar 12, 2010 9:29 am 

Registado: Quarta Abr 22, 2009 4:35 pm
Bom dia
Tenho muita relutância em dar mel ás minhas queridas abelhas, pois no ano passado já queimei 4 colmeias, (ascosferiose) tentei de tudo nada funcionou, este ano já tenho mais duas separadas (em testes) contudo o fim delas está mais que visto.
A minha questão é a seguinte:
Ontem experimentei descritalizar mel no microondas, em termos de cor e paladar não notei diferença alguma entre microondas e banho-maria.
Será que aquelas ondas não destroem os esporos quer da loque ou da ascosferiose, não sou entendedor do funcionamento destas modernices mas parece-me que as ondas provocam uma excitação das moléculas e isso provoca o aquecimento final, será possivel algum ser vivo resistir a isso.
Se assim for já posso dar mel descansado ás minhas meninas, ou será que não?
Será que não há por cá alguém entendedor destas matérias e me possa esclarecer?
Isto foi só uma ideia que me ocorreu, talvez despropositada, fruto da ânsia de destruir esses malditos esporos.

Um abraço
LP

UNREAD_POSTEnviado: Terça Jan 14, 2014 7:58 pm 

Registado: Quinta Ago 18, 2011 9:24 pm
Tem abelhas? (It has bee?): Sim
Boa noite,

Li hoje este tópico e adorei todas estas explicações, principalmente da "anna".

UNREAD_POSTEnviado: Terça Fev 04, 2014 6:28 pm 

Registado: Sexta Nov 07, 2008 3:39 pm
na minha zona chama-se "margoriça" e a sua floração vem em outubuo e novembro e é extremamente dificil a sua extração.

Cumprimentos
A.Gonçalves

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 67 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Os Horários são TMG - 1 Hora

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: